Depilação masculina: principais perguntas respondidas

A depilação masculina já é tendência e tem conquistado cada vez mais adeptos. Mas as dúvidas sobre o assunto ainda são muitas. Por exemplo: que partes do corpo podem ser depiladas? Qual o melhor método? Que cuidados tomar antes e depois da depilação masculina? Para responder a essas perguntas, produzimos este artigo. Acompanhe o texto […]

0 7 de dezembro de 2020
Depilação masculina: principais perguntas respondidas

A depilação masculina já é tendência e tem conquistado cada vez mais adeptos. Mas as dúvidas sobre o assunto ainda são muitas.

Por exemplo: que partes do corpo podem ser depiladas? Qual o melhor método? Que cuidados tomar antes e depois da depilação masculina?

Para responder a essas perguntas, produzimos este artigo. Acompanhe o texto e descubra tudo o que você quer saber sobre o assunto!

7 dúvidas frequentes sobre a depilação masculina

Segundo pesquisa, o cuidado com a beleza é o principal motivo para a procura pela depilação masculina. Mas a higiene e a busca por agradar o parceiro/parceira também são razões comuns, e 62,2% dos homens preferem fazer a depilação completa.

Mas como citado, as dúvidas sobre o assunto ainda são muitas. Por isso, respondemos aos questionamentos mais comuns abaixo.

1. Como fazer depilação masculina com cera?

Existem duas formas de fazer a depilação a cera: com cera fria e a cera quente. O uso da cera quente é mais comum, pois gruda mais facilmente nos pelos e tende a facilitar sua saída, por causa do calor.

A principal vantagem da opção é que ela arranca os pelos pela raiz. Então, o resultado é mais duradouro do que com a lâmina, por exemplo. Normalmente, os pelos só voltam a aparecer em grande quantidade após duas a quatro semanas.

Ainda assim, há um ponto importante: a dor que o método provoca. Afinal, a cera vai arrancar os pelos com um puxão. Mas cada indivíduo tem determinada sensibilidade à dor, e alguns métodos diminuem consideravelmente esse incômodo.

Por isso, é interessante fazer um teste antes da depilação completa. Assim, você, usuário, terá melhor noção sobre a sua sensibilidade à dor. Buscar por métodos menos dolorosos, mesmo que à cera, também é uma boa opção.

homem deitado com metade do peito depilado, e a outra metade não

2. Quais os benefícios da depilação masculina?

Realizar a depilação masculina tem benefícios que vão bem além da beleza e sensação de bem-estar. Na verdade, esse cuidado garante também, por exemplo, melhor desempenho nos esportes. 

Isso porque, os pelos funcionam como uma barreira de resistência à água e ao ar, que, quando eliminada, ajudam a aumentar a velocidade na prática de exercícios.

Ao mesmo tempo, a eliminação dos pelos garante um pouco mais de higiene. Sem eles, o homem sua menos, diminuindo os odores da transpiração.

Há ainda mais conforto durante a realização de sessões de massagem e fisioterapia. Sem contar que a eliminação dos pelos facilita o processo de cicatrização e diminui as chances de infecção na pele.

3. Como depilar perna masculina?

Os pelos masculinos nas pernas costumam ser volumosos e mais grossos. Então, o mais indicado é começar com um método indolor, como com a lâmina. 

Depois, com os pelos em menor quantidade, você poderá procurar por um método mais definitivo, se preferir. Como a depilação com cera ou a laser.

Mas claro, nada impede que você faça a depilação definitiva logo de cara. Só haverá um incômodo um pouco maior, mas que não deve fazer muita diferença se você for tolerante a dor.

A escolha de métodos menos dolorosos, mesmo que a cera, também pode ser interessante.

homem depilando a perna imagem ilustrativa texto depilação masculina

4. Como depilar barriga masculina?

Para a depilação da barriga, qualquer tipo de depilação é válida. No caso da lâmina, só tenha cuidado para evitar cortes.

5. Como depilar barba masculina?

Em geral, o mais indicado é depilar a barba masculina com a lâmina. Com esse método, as irritações na pele são menos frequentes, e ele é mais simples de ser realizado.

Mas, apesar de a pele do rosto ser bastante sensível, você pode optar por outros métodos para depilação. Como a cera, que vai arrancar os pelos na raiz.

Só que a depilação da barba a cera deve ser feita com profissionais. Se realizada da forma incorreta, na temperatura incorreta, o método pode causar irritações e erupções na pele. A aparência final e o incômodo no crescimento dos pelos podem ser bastante desagradáveis nestes casos.

Outra forma de depilar a barba masculina é usar a depilação com linha. Ela é interessante especialmente para peles sensíveis, com alergia ou foliculite.

Há também as opções de fotodepilação e a laser, que doem menos do que a cera. Seus resultados costumam ser mais duradouros e, muitas vezes, definitivos. Só que, por isso, o preço das técnicas é maior.

Por fim, outro método interessante para a depilação pelos homens é por meio do creme depilatório. O produto é fácil de encontrar em supermercados e farmácias e retira os pelos com a simples ação por alguns minutos. Basta aplicar o creme, esperar agir e retirar os pelos facilmente.

6. Onde fazer depilação masculina?

Para fazer a depilação masculina, é indicado procurar por um espaço reconhecido pelos consumidores. As técnicas utilizadas e resultados devem ter sido os melhores possíveis para outras pessoas. Assim, você terá mais segurança de que eles serão bons para você.

Nas unidades Suav, você pode realizar a depilação a cera em um processo 40% menos doloroso. A cera e método são exclusivos da marca, e aplicados em seus vários espaços de beleza espalhados pelo Brasil.

dois potes de cera suav, que é um produto exclusivo usado nas clínicas da suav

7. Qual a melhor depilação masculina? 

A melhor depilação masculina é, na verdade, a que funciona bem para você. A pele de cada indivíduo é diferente, assim como os resultados de uma depilação e sua tolerância a dor.

Então, o mais indicado é fazer testes e verificar qual tipo de depilação traz melhor resultado ao seu caso. Ela deve garantir um belo visual, mas não pode gerar reações alérgicas, nem dor além do que você está disposto a suportar.

Tipos de depilação masculina

São cinco tipos básicos de depilação, e cada um deles é indicado para um perfil diferente de usuário. Se você deseja uma depilação definitiva, por exemplo, a laser será a mais vantajosa. 

Agora, quem prefere praticidade no dia a dia vai encontrar melhores resultados com a máquina depiladora ou lâmina. 

Todos os tipos de depilação são válidos para todo o corpo masculino. Mas para a depilação íntima, os mais indicados são a lâmina, máquina depilatória e creme próprio. Assim, as chances de irritação serão menores.

A seguir, falamos um pouco mais sobre cada uma das opções de depilação.

Cera depilatória

Esse tipo de depilação pode ser feita com cera quente ou fria. Um benefício da cera quente é que ela abre os poros, o que facilita arrancar os pelos.

Mesmo assim, a cera fria também é bastante eficaz. Ela pode ser interessante principalmente para quem deseja fazer a depilação sozinho.

Creme depilatório

Os cremes depilatórios são interessantes para o dia a dia e fáceis de usar. Em geral, basta aplicar o produto na região a ser depilada, deixá-lo agir e depois retirar os pelos, que vão sair junto ao creme.

As substâncias do creme tornam o pelo mais fino e destroem sua base. Por isso eles podem ser retirados com facilidade.

Apesar de prática, a técnica pode demorar um pouco mais do que o desejado em caso de pelos muito grossos ou em grande quantidade. A opção é mais indicada para manutenção da depilação, após um método mais agressivo de retirada dos pelos (com cera ou lâmina).

Depilação a laser

A depilação masculina a laser costuma causar um pouco mais de dor do que a feita a cera. Então, é importante primeiro saber qual sua tolerância a dor, e se você acha que ela vale a pena.

De qualquer forma, porém, o resultado dessa depilação costuma agradar. Afinal, o método destrói o pelo e diminui as chances de ele voltar a crescer. Logo, seus resultados são definitivos e, mesmo que alguns pelos possam voltar com o tempo, é mais simples eliminá-los e manter a depilação.

Lâmina

Essa é a forma mais simples de fazer a depilação masculina, e também a que tem durabilidade menor. Com a lâmina, você vai cortar os pelos superficialmente, então eles voltarão a crescer em poucos dias.

homem se olhando no espelho e barbeando imagem ilustrativa texto depilação masculina

Mesmo assim, a lâmina é uma ótima opção para o dia a dia, para a manutenção da depilação. Mas é preciso cuidado ao utilizá-la, uma vez que há o risco de se cortar.

Máquina depiladora

A depilação com o auxílio de uma máquina funciona de modo semelhante à cera, pois arranca o pelo pela raiz. Mas atenção: na hora da compra, escolha uma máquina depiladora; um aparador de pelos terá efeito semelhante apenas ao da lâmina, cortando os pelos apenas superficialmente.

Há certo desconforto ao arrancar os pelos com a máquina, mas é fácil se acostumar aos leves puxões.

Pronto! Agora você já conhece os principais tipos de depilação masculina e sabe as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o assunto.

Para realizar a depilação com profissionais, procure a Suav! Trabalhamos com um cera exclusiva e um método que garante 40% menos incômodo no cuidado com a beleza.

As unidades Suav estão espalhadas por todo o Brasil. Além da depilação masculina, oferecemos serviços como de escovaria e esmalteria. Encontre a unidade Suav mais próxima de você clicando aqui!